![Chegada dos pesquisadores do Centro Polar e Climático da UFRGS no Porto de Rio Grande](https://static.wixstatic.com/media/f75259_e4230f55e19e44dfb98e583165cdf898~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/f75259_e4230f55e19e44dfb98e583165cdf898~mv2.jpg)
Durante a missão, os 57 integrantes percorreram mais de 29.316 km da costa antártica, com coleta de amostras e realização de estudos que ajudarão a compreender os impactos das mudanças climáticas no planeta
Após 70 dias de pesquisas científicas na Antártica, o navio russo Akademik Tryoshnikov atracou no Porto de Rio Grande na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, às 8h30 (horário de Brasília), marcando o encerramento da Expedição Internacional de Circum-navegação Costeira Antártica (ICCE), realizada com liderança brasileira.
A missão foi coordenada pelo professor Jefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contou com 57 pesquisadores de sete países: Argentina, Brasil, Chile, China, Índia, Peru e Rússia. Entre eles, 27 brasileiros vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT) e a projetos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar/CNPq).
Durante a expedição, foram percorridos mais de 29.316 km da costa antártica, com coleta de amostras e realização de estudos que ajudarão a compreender os impactos das mudanças climáticas no planeta. Além da relevância científica, a missão simboliza um avanço no protagonismo brasileiro nos fóruns internacionais antárticos e exemplifica o conceito de diplomacia da ciência – a cooperação científica como ferramenta para fortalecer relações internacionais e compartilhar conhecimento.
A missão também possibilitou a exploração de novas áreas da Antártica sob uma perspectiva brasileira. “O Brasil nunca havia participado de pesquisas na Antártica Oriental. Isso demonstra que a comunidade científica brasileira tem capacidade não apenas de conduzir pesquisas de ponta, mas também de organizar logisticamente suas próprias missões”, destacou Simões.
Os materiais coletados serão analisados por laboratórios ao redor do mundo, contribuindo para uma visão mais ampla das transformações ambientais na região.
Coletiva de imprensa apresenta resultados preliminares
Os primeiros resultados da expedição serão apresentados em uma coletiva de imprensa no dia 3 de fevereiro, às 10h30 , no Centro Cultural da UFRGS (Auditório Araucária, segundo pavimento, Campus Centro da UFRGS - R. Eng. Luiz Englert, 333).
O coordenador da Expedição, Jefferson Cardia Simões, fará uma breve apresentação sobre a missão. Estarão presentes para atender às perguntas dos jornalistas, ainda, os pesquisadores Francisco Eliseu Aquino, Venisse Schossler e Filipe Gaudie Ley Lindau.A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, também estará presente.
Saiba mais em: https://www.ufrgs.br/expedicaoantartica/.
Serviço
O quê: Coletiva de imprensa sobre os resultados preliminares da Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica (ICCE).
Quando: 3 de fevereiro de 2025, às 10h30.
Onde: Centro Cultural da UFRGS, Auditório Araucária (segundo pavimento, Campus Centro da UFRGS - R. Eng. Luiz Englert, 333).
Acesso ao estacionamento: Liberado para veículos da imprensa sem necessidade de autorização prévia. Basta se identificar e informar o motivo do acesso.
Crédito das fotos:
Anderson Astor e Marcelo Curia/ICCE
Acesse mais fotos em https://www.ufrgs.br/expedicaoantartica/galeria-de-imagens/
As imagens da chegada do navio podem ser acessadas em https://drive.google.com/drive/folders/1EaK-W9KU9eaO1yQIpJ-NyoyA0SaiH8w6 - pasta
Vídeos Fim da Expedição
Crédito dos vídeos: Rodrigo de Aguiar/Portos RS
Contatos para imprensa
Professor Jefferson Cardia Simões
(51) 98111-8233
Assessoria de imprensa do Centro Polar Climático - Thayse Uchôa
(51) 98588-4277
Assessoria de imprensa da UFRGS - Nicole Trevisol
(48) 99140-3616
Comentarios