Na manhã desta terça-feira, a equipe logística da Expedição Internacional de Circum-navegação Costeira Antártica esteve a bordo do navio quebra-gelo russo Akademik Tryoshnikov para conhecer as instalações, laboratórios de pesquisa e alinhar os preparativos para o início da missão científica.
Pesquisadores do Centro Polar e Climático UFRGS em frente ao navio Akademik Tryoshnikov no Porto de Rio Grande - RS
O coordenador geral da expedição, Jefferson Cardia Simões, se reuniu com o capitão do navio, Dimitri Karpenko, e o coordenador científico da embarcação, Grigori Konstantinov, para discutir detalhes operacionais e científicos. Durante o encontro, foi destacada a disponibilidade da tripulação em apoiar os pesquisadores, com o auxílio de Grigori, responsável pela interface entre os cientistas e a tripulação. Além disso, foram acertados pontos logísticos, como os horários das refeições e detalhes sobre a coletiva de imprensa que será realizada na próxima sexta-feira, a bordo do navio.
Capitão Dimitri Karpenko, coordenador científico Grigori Konstantinov, Corrdenador da Expedição Jefferson Cardia Simões e representante Agência Marítima Ricardo Silva
Os pesquisadores Francisco Aquino, Isaías Thoen, Luiz Fernando Reis e Filipe Gaudie Ley Lindau realizaram o mapeamento dos laboratórios e avaliaram as necessidades para a instalação de uma antena de satélite da Starlink, que será essencial para facilitar a comunicação dos pesquisadores durante a expedição.
Ainda na tarde de hoje, o carregamento de suprimentos, combustíveis e equipamentos laboratoriais foi iniciado, garantindo que tudo esteja pronto para a partida do navio.
Os pesquisadores Isaias Thoen, Francisco Aquino, Luiz Fernando Reis, Filipe Gaudie Ley Lindau e o coordenador científico da embarcação, Grigori Konstantinov, em um dos laboratórios do navio Akademik Tryoshnikov
Informações sobre coletiva de imprensa e solenidade para autoridades:
Data: 22 de novembro de 2024
Local: Porto de Rio Grande, Portão 4 (serviço de van disponível)
Horários:
Visitação ao navio: A partir das 9h
Coletiva de imprensa: 10h30
Solenidade de início da circum-navegação: 11h
A expedição, que reúne 61 cientistas de sete países, dará início à maior circum-navegação Antartica já realizada. O projeto destaca a posição de liderança do Brasil em pesquisas sobre o clima e as mudanças climáticas, reafirmando o importante papel da Antártica para a ciência mundial.
Por Thayse Uchôa
Assessoria do Centro Polar e Climático
Fotografia: Marcelo Curia
Comments